Em um momento em que boa parte das nossas rotinas acontece dentro de casa, encontrar um momento no dia para praticar exercícios físicos ficou mais fácil. Podemos encaixar várias atividades em meio à nossa rotina abandonando o sedentarismo e melhorando o metabolismo e a imunidade.
Para ajudar a organizar seu treino doméstico, hoje preparamos uma lista com 8 atividades para você fazer. Venha descobrir como se exercitar e se manter em forma mesmo em casa!
Esse é um ótimo exercício aeróbico. Em apenas 15 minutos pulando corda você queima o número de calorias equivalente a 1 hora de caminhada. A queima é maior, inclusive que da corrida.
Apenas tenha atenção à postura: mantenha as pernas unidas, salte com elas esticadas e pouse flexionando os joelhos, ok?
Outra opção aeróbica que pode ser muito divertida. Escolha algumas músicas que somadas cheguem a aproximadamente 30 minutos de duração. Depois, basta dar o play e aproveitar ao máximo cada segundo.
Não sabe dançar? Você pode acompanhar coreografias no Youtube ou em outras plataformas de vídeo, o importante é se manter em movimento!
As flexões estão entre os exercícios físicos mais conhecidos e um dos motivos é a sua eficiência. Elas trabalham peito, braços e ombros.
Alinhe seus braços ao peitoral de forma a seus cotovelos dobrarem a aproximadamente 90 graus. Pode começar com séries de 10, com 1 a 2 minutos de intervalo entre cada.
Mais uma opção simples, funcional e bem conhecida. Basta flexionar os joelhos e agachar lentamente, até os joelhos se aproximarem de um ângulo de 45 graus. Lembre-se de manter a coluna ereta para evitar lesões.
À medida que for evoluindo, experimente usar pesos. Se não tiver anilhas, improvise com sacos de arroz, garrafas d’água ou tijolos.
Esses dois exercícios são ótimos para trabalhar os músculos do abdômen. Os abdominais são bem simples de se fazer, já as pranchas exigem um pouco mais de controle.
Mantenha a coluna alinhada e comece com séries de 30 segundos. Se bateu a dúvida, vale dar uma consultada no YouTube.
O polichinelo é um exercício aeróbico que todo mundo faz fez bastante durante a infância nas aulas de educação física. E os professores não o escolhiam à toa. Esse tipo de treino trabalha todos os grupos musculares do corpo e ainda melhora o desempenho cardiovascular.
Use as escadas do seu prédio para subir e fortalecer a musculatura do joelho. De quebra, você testa os limites do seu fôlego e melhora o desempenho cardiovascular.
Apenas tome cuidado nas descidas para não forçar as articulações. Se houver um elevador, vá por ele.
Alongamentos antes e depois das atividades são fundamentais para preparar as fibras musculares e os tendões para a prática de atividades. Com eles você ganha eficiência nos exercícios e evita lesões. Alongue braços, pernas e não se esqueça do pescoço.
Viu como existem muitas possibilidades de se manter em forma sem sair de casa e a custo zero? Praticar exercícios físicos faz bem para o corpo e para a mente. Agora basta colocar em prática, de preferência, acompanhado por uma alimentação saudável. Bora começar?
Para não perder nenhuma dica de saúde, bem-estar e nutrição esportiva, siga a Fitoactive no Instagram e no Facebook!