A Spirulina é uma cianobactéria, de cor verde azulada, bastante conhecida e usada amplamente devido as suas propriedades e benefícios. É reconhecida como fonte de nutrientes e por conter diversas substâncias que trazem benefícios ao ser humano.
A Spirulina é um complemento alimentício de grande valor nutritivo e tem sido utilizada como fonte de proteínas no enriquecimento de alimentos e em programas no exterior de combate à desnutrição de crianças e adultos em países em desenvolvimento. Várias pesquisas ressaltam as propriedades e os bons resultados, quando utilizados como complemento dietético, em indivíduos com distúrbios intestinais, renais, diabetes mellitus, hiperglicemia, hiperlipidemia, anemia, hipertensão, inflamação.
Apresenta alto teor de proteínas (aproximadamente 60%) e compostos biologicamente ativos como ácidos graxos essenciais, vitaminas, sais minerais e pigmentos como a clorofila A, betacaroteno e ficocianina. Adicionalmente, a Spirulina possui alta digestibilidade e serve como fonte de antioxidantes naturais e de ácido gama-linolênico. Esta também é considerada um complemento dietético, proteico e vitamínico com notáveis propriedades funcionais.
A Spirulina é rica em vitaminas do complexo B, tais como as vitaminas B12, B6, B2, B1; vitamina E, betacaroteno (precursor da vitamina A) e vitamina K, as quais são necessárias para a manutenção da saúde. A Spirulina representa a maior fonte natural de vitamina B12.
A vitamina A é requerida para manter a visão normal, a diferenciação celular dos epitélios e reforçar a imunidade. A vitamina E apresenta atividade antioxidante neutralizando os radicais livres, estes conhecidos pelo seu potencial em lesar as membranas biológicas. Os principais tecidos/órgãos atingidos pela deficiência de vitamina B1 são os nervos periféricos, o coração e o cérebro. A vitamina B2 é crítica para a função das coenzimas flavina mononucleotídeo e flavina adenina dinucleotídeo, as quais participam de um amplo número de reações de óxido-redução.
Pacientes com deficiência de vitamina B6 podem apresentar dermatite seborreica, queilose, glossite, neuropatia periférica e, por vezes, convulsões. Adultos com deficiência de vitamina K podem apresentar diátese hemorrágica caracterizada por hematomas, hematúria, melena, equimoses, e sangramento gengival. Adicionalmente, alguns trabalhos indicam que a vitamina K favorece a calcificação das proteínas ósseas e diminui a reabsorção óssea, com base nesses apontamentos a vitamina K seria benéfica nos casos de osteoporose. A presença da vitamina B12 previne transtornos o sistema nervoso e anemias provocadas por uma dieta vegetariana desbalanceada ou carencial.
Qualitativamente, o conteúdo proteico da Spirulina é completo e contém todos os aminoácidos essenciais, tais como a isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Conforme os valores de ingestão diária recomendadas pela FAO/OMS/ONU, metionina e cisteína correspondem a 60% do valor ideal; lisina a 68%. Desta forma, este perfil de aminoácidos mostra que o valor biológico das proteínas encontradas na Spirulina é muito alto, e recomendado para o consumo.
Os ácidos graxos polinsaturados, tais como o ácido linoleico e os ácidos linolênico, correspondem a 8-31% do total de ácidos graxos encontrados na Spirulina. Desta forma, devido sua importante função no metabolismo humano, são utilizados em várias condições patológicas.
Quantidades significativas de fibras e minerais como o ferro, manganês, cobre zinco, magnésio, cálcio, potássio, boro, molibdênio, selênio e zinco também são encontradas na Spirulina.
O FDA (Food and Drug Administration), instituição americana que regulamenta o uso de alimentos, considera que a Spirulina representa uma fonte de proteínas e que contém diversas vitaminas e minerais.
A Spirulina é mais comumente utilizada, sobretudo pelos consumidores de alimentos naturais, como complemento alimentar, fonte de proteínas, fonte de vitaminas do complexo B, fadiga, anemia, artrite, aumentar a imunidade, como depurativo e dietas de emagrecimento. Neste último caso, a Spirulina é um dos suplementos mais utilizados para o controle do peso.
Clique AQUI para conhecer a Spirulina Fitoactive!