Um dos principais sais minerais importantes para o corpo, o cálcio é o responsável pela manutenção do sistema nervoso e também do locomotor. Esse mineral é tido como construtor e é indispensável para qualquer pessoa, independentemente da idade. Além da associação recorrente dessa substância com os ossos, o cálcio também é o responsável pela assistência em dentes e até mesmo no controle do pH do sangue. Sendo ele o responsável também pela transmissão dos impulsos nervosos e um dos precursores da coagulação sanguínea.
Além do leite, o principal alimento associado a altos níveis de cálcio, o brócolis, soja, linhaça, iogurte natural e o queijo ricota também podem ser ótimas escolhas para adquirir esse mineral. Pode-se perceber que vários alimentos que não possuem leite estão inseridos na lista, o que é a felicidade dos intolerantes a lactose e até mesmo veganos.
Assim, a suplementação de cálcio torna-se imprescindível caso ocorra alguma deficiência dessa natureza no organismo. Algo que deve ser salientado é que o acompanhamento de um médico ou nutricionista durante o processo de suplementação é fundamental. São esses profissionais que irão decidir e avaliar as condições diversas de cada paciente para indicar qual a forma correta de amenizar as carências, já que o excesso desse mineral também pode causar complicações de saúde.
Pode parecer estranho de início, mas a quantidade de cálcio ingerida através de alimentos não necessariamente será a mesma quantidade desse mineral absorvida pelo seu corpo. Assim, para aumentar a absorção desse sal mineral, os níveis de vitamina D devem estar equilibrados no organismo, o que torna a ingestão dessa substância importantíssima para a manutenção dos níveis de cálcio. Além disso, outro fator que pode aumenta a absorção de cálcio pelos ossos é a prática regular e consciente de exercícios físicos.
De forma natural, conforme envelhecemos a absorção de cálcio pelo corpo não é maximizada, ou seja, uma criança ao tomar um copo de leite estará absorvendo mais desse mineral do que uma pessoa de 50 anos que ingerir a mesma quantidade. Assim, a falta de cálcio pode ser comum e também apresenta sintomas distintos, como ossos fracos, palpitações, alucinações, irritabilidade, depressão, falta de memória e outros.
A detecção da falta desse mineral no corpo pode ser feita por um simples exame de sangue. Assim, a realização de exames rotineiros a cada seis meses torna-se fundamental para não agravar os sintomas e resultar em situações mais severas. O cálcio tem funções fundamentais para o organismo e é nosso dever fazer com que quantidades corretas sejam ingeridas e absorvidas da forma mais saudável possível.
1 Comment
[…] linha de saúde e bem-estar da Fitoactive é muito variada e reúne desde carbonato de cálcio para a menopausa a repositores de minerais. Por sua vez, a completa linha de cápsulas de ômega-3 […]