O colágeno possui inúmeros benefícios e propriedades pelo fato de ser a proteína mais abundante no reino animal e tem a função de contribuir para a resistência e elasticidade dos tecidos. Por isso, representa o principal componente orgânico da pele, ossos, tendões e tecido conjuntivo.
Embora a natureza e a quantidade de colágeno possam variar significativamente de um tecido para outro, as diferentes fibras de colágeno servem para o único propósito de sustentar os diferentes tecidos que compõe o corpo.
Devido a sua ampla distribuição pelo corpo, o colágeno apresenta diversos benefícios e propriedades para todo o organismo. Ademais, o Colágeno Hidrolisado é altamente digerível, onde mais de 90% são digeridos e absorvidos após a ingestão oral. Com isso, podemos listar as seguintes propriedades como sendo as principais:
Outro fato importante, é que a degradação do colágeno está relacionada a inúmeras condições, tais como dores articulares, osteoartrite, flacidez da pele, rugas e fraqueza muscular.
Essencialmente, o colágeno é uma molécula proteica formada por aminoácidos. Dependendo do tipo de estrutura que as fibras de colágeno assumem e o tecido ou órgão em que são encontrados, então o colágeno pode ser dividido em 28 diferentes tipos.
O colágeno corresponde a mais de 30% das proteínas em nosso corpo e a 70% das proteínas encontradas na pele.
Embora existam diversos tipos de colágeno, os mais comuns são do tipo 1, 2 e 3. Sendo que o colágeno do tipo 1, corresponde a mais de 90% de todo colágeno encontrado no corpo.
No caso dos suplementos alimentares, o colágeno do tipo 1, o qual é utilizado na maioria dos suplementos alimentares, atua fornecendo nutrientes para pele, cabelo, unha, articulações e ossos. O colágeno do tipo 2, já é um colágeno específico para articulações. O colágeno do tipo 3 é responsável por dar sustentação aos órgãos e glândulas, e aparece em pequena quantidade no colágeno do tipo 1.
O processo de síntese do colágeno ocorre principalmente nos fibroblastos.
Considerando que:
Assim, se faz necessário, que os seres humanos ingiram proteínas diariamente para repor a quantidade de aminoácidos metabolizados ou para sustentar o crescimento. Com isso, o consumo inadequado de proteínas ou aminoácidos compromete o conteúdo proteico das células e tecidos, impedindo que as células desempenhem suas funções básicas.
Com o início da fase adulta, a deficiência de colágeno começa a ser notada, pois o organismo diminui sua produção e a suplementação se torna necessária. A produção de colágeno é significativamente diminuída a partir dos 30 anos e bastante afetada após os 50 anos. Com isso, progressivamente, a pele se torna mais frágil e menos elástica, os cabelos começam a perder a cor, as articulações ficam menos flexíveis e os ossos perdem a densidade.
Mas lembre-se, é possível melhorar os níveis de colágeno e reduzir estes efeitos ao longo dos anos!
Conheça as opções de Colágeno que a Fitoactive separou para você, clique AQUI!
1 Comment
[…] mais indicados para todos aqueles que buscam recuperar ou reforçar as suas articulações. O colágeno contém a principal proteína estrutural da cartilagem, responsável pela força e pela […]