

Os minerais são nutrientes essenciais para saúde do nosso corpo, ou seja, não poder ser sintetizados pelo organismo e devem ser obtidos da dieta. Estes nutrientes participam diretamente da fisiologia e metabolismo normal do organismo humano.
Os minerais são substâncias inorgânicas que participam do metabolismo e por isso importantes para manter o organismo saudável e eles desempenham inúmeras funções, incluindo a manutenção da estrutura e funções normais dos ossos, músculos, coração e cérebro. Os minerais também são importantes para a produção de enzimas e hormônios. Uma particularidade importante é que nenhum deles é naturalmente produzido pelo corpo e por isso, devemos garantir que eles sejam fornecidos integralmente através da dieta ou suplementos.
Existem dois tipos de minerais, os macrominerais e os macrominerais. Os macrominerais são aqueles que o organismo necessita de grandes quantidades, tais como o cálcio, fósforo, magnésio, sódio, potássio cloreto e enxofre. Enquanto os macrominerais são aqueles que o organismo precisa em pequenas quantidades, tais como o ferro, manganês, cobre, iodo, zinco, cobalto, flúor e selênio.
Pessoas que apresentam algumas condições de saúde precisam ingerir mais ou limitar a ingestão de determinados minerais. Por exemplo, pessoas com doença renal crônica devem limitar o consumo de potássio.
[table id=2 /]